top of page

Ultrassonografia Doppler

Um exame não invasivo que utiliza o aparelho de ultrassonografia

Ultrassonografia Doppler

A ultrassonografia com Doppler é um exame não invasivo que utiliza o aparelho de ultrassonografia para avaliar o fluxo sanguíneos de vasos (artérias e veias), fornecendo informações detalhadas sobre a anatomia e função dos vasos sanguíneos.


O exame de ultrassonografia com Doppler tornou-se um grande aliado dos cirurgiões vasculares nos últimos anos. Ele é parte essencial da consulta do cirurgião vascular, através dele que podemos avaliar a saúde e o funcionamento dos nossos vasos sanguíneos localizados na perna.


Especificamente, no caso das varizes, a ultrassonografia com Doppler venoso de membros inferiores é uma ferramenta muito importante. Ela permite avaliar em tempo real o funcionamento das veias da perna, portanto, é possível avaliar imediatamente se o paciente apresenta, por exemplo, varizes ou se esta patologia está associada a trombose.


Além do diagnóstico é possível realizar o mapeamento venoso dos membros inferiores, podendo identificar as veias afetadas, avaliar o tamanho, a localização, a extensão e, com o resultado, programar o tratamento cirúrgico.


A ultrassonografia Doppler pode ser utilizada durante os procedimentos tanto cirúrgicos quanto minimante invasivos, de forma a guiar o tratamento, ou seja, avaliar e tratar apenas as veias específicas, o que torna os procedimentos mais seguros e precisos.


Outro ponto importante é a avaliação pós- tratamento, sendo possível avaliar se o tratamento foi efetivo e se houve alguma complicação para tratá-la, rapidamente, como, por exemplo, a evolução para trombose venosa profunda.


Em resumo, a ultrassonografia Doppler venoso desempenha um papel fundamental no tratamento das varizes, auxiliando no diagnóstico, no planejamento, guiando os procedimentos e na avaliação pós intervenção. De forma segura e não invasiva, personaliza o cuidado e acompanhamento do paciente.

bottom of page