top of page

Tratamento Endovascular de Aneurismas

Veja o que é essa patologia vascular

Tratamento Endovascular de Aneurismas

O aneurisma de aorta abdominal é uma patologia vascular que acomete a maior artéria que temos no corpo que é a Aorta. Essa artéria se inicia no coração se continua até região abdominal. Em alguns pacientes e por motivos diversos essa artéria dilata formando o que chamamos de aneurismas.


Especificamente os aneurismas de aorta abdominal têm importância especial por serem os mais frequentes na nossa prática clínica. A ocorrência desses aneurismas é mais comum em homens do que mulheres, mais comum em pacientes brancos, idade avançada, tabagistas, paciente com história familiar positiva para aneurisma, entre outros fatores de risco.


A grande maioria dos aneurismas quando diagnosticados podem ser só acompanhados e não necessitam de cirurgia para correção dessa dilatação. Porém alguns casos necessitam de tratamento cirúrgico.


Atualmente, além da possibilidade do reparo aberto na grande maioria dos casos o tratamento pode ser realizado através do abordagem endovascular. Consiste em um técnica minimamente invasiva através de cateteres e colocação de um endoprótese, uma espécie de tubo metálico revestido por um tecido, que redireciona o fluxo sanguíneo, impedindo a dilatação da artéria, evitando cirurgias abertas com incisões extensas, tornando o procedimento mais seguro para o paciente.


Além da técnica ser mais segura, com menor chance de complicações, outra vantagem seria a recuperação mais rápida dos pacientes, evitando uma internação prolongada.

bottom of page