top of page

Endolaser

Tratamento de Varizes com Endolaser

Endolaser

O endolaser ou termoablação de veias é uma técnica mais moderna, minimante invasiva e sem cortes, para o tratamento das varizes.


Essa técnica permite que o paciente retorne a suas atividades diárias mais rapidamente, sem necessidade do repouso prolongado ou mesmo todo aquele processo do pós operatório com cortes e equimoses (“roxos”que ficam na pele).


O tratamento do endolaser consiste na punção por meio de uma agulha nas veias dilatadas e passagem de uma fibra de laser bem fina no seu interior. Com o auxílio do aparelho de ultrassonografia podemos visualizar a fibra dentro da veia,  o que torna o procedimento mais seguro. A fibra irá fornecer energia para dentro das veias a serem tratadas, gerando um processo de fibrose no seu interior. Com o passar do tempo, essa fibrose, acaba sendo absorvida pelo organismo, fazendo desaparecer a veia.

A técnica de termoablação de veias safenas já é considerada padrão ouro para o tratamento de varizes, ou seja, é o melhor tratamento para essa patologia.


Anteriormente, utilizávamos a cirurgia com cortes, onde era realizado retirada traumática da veia safena e das veias varicosas, aumentando o tempo de recuperação.


As técnicas minimamente invasivas são um grande avanço da medicina, elas propiciam uma recuperação mais rápida, possibilita paciente retornar a rotina habitual em tempo menor do que a cirurgia tradicional, além de trazer mais conforto no tratamento das varizes.


Eventualmente, essa técnica pode ser realizada no consultório médico com anestesia local, o que torna ainda mais rápido o retorno a atividades físicas, por exemplo.


Podemos concluir que a termoablação da veia safena e das veias varicosas é um procedimento menos invasivo em comparação com as cirurgias tradicionais, com baixo risco de complicações, que pode ser realizado com anestesia local sem necessidade de internação, com resultados rápidos e tempo de recuperação bem menor do que a técnica convencional.


É importante lembrar que os benefícios do tratamento com endolaser podem variar de acordo com as características individuais de cada paciente. É recomendado passar em consulta com cirurgião vascular para discutir as opções de tratamento e avaliar qual seria a mais adequada para cada caso.

bottom of page