Embolização de Mioma Uterino
Consulte mais informações sobre esse procedimento endovascular minimamente invasivo
A embolização de mioma uterino é um procedimento endovascular, ou seja, minimamente invasivo. Através de uma pequena punção arterial na região inguinal, é possível acessar as artérias que precisam ser tratadas. Realiza-se a passagem de bainhas e cateteres, até atingir as artérias uterinas. Com injeção de contraste nesse local, é possível avaliar o tamanho do mioma e planejar o tratamento.
Em geral a embolização é realizada através da injeção de micropartículas nos vasos sanguíneos que irrigam o mioma, isso é realizado através de cateteres. As partículas bloqueiam o fluxo sanguíneo, reduzindo gradativamente o tamanho do tumor.
Após o completo tratamento das duas artérias uterinas, os cateteres e fios são retirados e é realizado a injeção final de contraste com a finalidade de avaliar o controle do tratamento, se esse foi efetivo, ou seja, se houve interrupção da circulação para os tumores.
É importante ressaltar que quando fechamos a circulação do mioma no útero a paciente pode evoluir com dor na região abdominal. Esse sintoma deve ser acompanhado e geralmente melhora com analgésico comum. Outros cuidados que devemos ter no pós operatório incluem a imobilização do membro que foi puncionado por pelo menos 6 horas, por se tratar de uma punção arterial. Após esse período e estando o paciente estável e sem queixas, ele pode receber alta hospitalar e apenas acompanhar em consultório.
A embolização de mioma uterino é uma opção de tratamento para mulheres com sintomas moderados a graves como sangramento menstrual intenso, dor pélvica, pressão na bexiga, e pode ser uma alternativa aos procedimentos cirúrgicos tradicionais, como a miomectomia (remoção cirúrgica dos miomas) ou histerectomia (remoção do útero).
No entanto, como qualquer procedimento médico, a embolização de mioma uterino possui seus riscos e benefícios, e é importante discutir com seu médico as opções de tratamento disponíveis e tomar uma decisão com base em sua condição médica específica.