top of page

Angioplastias Arteriais

Entenda o que são Doenças Arteriais Obstrutivas

Angioplastias Arteriais

As doenças arteriais obstrutivas, cujo termo correto é Doença Arterial Obstrutiva Periférica, ocorrem quando há o estreitamento ou oclusão das artérias responsáveis por levar o sangue do coração para as extremidades do corpo, principalmente, para a região das pernas e dos pés. Esse processo é geralmente causado pela aterosclerose, em que placas de gordura se acumulam nas paredes das artérias, comprometendo o fluxo sanguíneo.


Os principais sintomas são dores nos membros inferiores quando o paciente caminha, e eventualmente o paciente precisa interromper a caminhada por conta da dor. Esses sintomas podem se agravar conforme a evolução da doença. Nos casos mais graves, as dores estão presentes mesmo quando o paciente está em repouso. Outras complicações mais graves da doença são as feridas e gangrenas de dedos.


O tratamento aplicado dependerá diretamente do estágio da condição. Inicialmente, pode ser realizado apenas com medicação e nos casos mais graves pode-se realizar as angioplastias de membros para tratamento dessa doença, o que define qual técnica vamos utilizar são os exames complementares (Ex. Ultrassonografia Doppler arterial, Angiotomografia ou Angiorressonância, em alguns casos é necessário a Arteriografia dos membros inferiores).


As angioplastias são procedimentos endovasculares, portanto, minimamente invasivos, que através do uso de cateteres, balões e stents é possível desobstruir as artérias comprometidas. Os benefícios dessa técnica são inúmeros entre eles: o baixo risco do procedimento, com taxa de complicações menores do que o procedimento convencionais, tempo cirúrgico menor, procedimentos sem incisões grandes, geralmente, realizado apenas com punções, recuperação mais rápida, tempo de internação menor.


Apesar da possibilidade de realizar o procedimento pela técnica endovascular, em alguns casos a técnica convencional ainda é necessária para o tratamento. Portanto, os casos precisam ser individualizados.


O acompanhamento com o cirurgião vascular é de extrema importância no tratamento das doenças arteriais obstrutivas periféricas. É fundamental para prevenir complicações e controlar a doença, uma vez que se trata de uma doença crônica. O seguimento regular é essencial para o sucesso do tratamento e a melhoria da qualidade de vida do paciente.

bottom of page